7ª EDIÇÃO



A Cia. do Abração promove entre os dias 15 a 21 de março o VII Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades, patrocinado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e das empresas SANEPAR e ATACADÃO, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, paraibana, carioca, argentina e chilena, direcionada ao público de todas as idades.
As apresentações acontecerão no Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA entre os dias 15 a 21 de março de 2016, e contará com 12 apresentações, de 06 espetáculos de várias companhias, entre elas: Companhia do Abração (Curitiba); Companhia Céu Vermelho (Curitiba); Mororó Cia. de Teatro (Paraíba), Cia. Boto Vermelho (Rio de Janeiro), Cia. Buenos Aires (Argentina) e Cia. Teatro Ocasion (Chile). 


Teatro Ocasión do Chile é uma das companhais que integrará a programação.
A solenidade de abertura do evento será no dia 15 de março, às 19h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e contará com apresentação gratuita e aberta ao público do espetáculo Histórias Brincantes de Muitos Amigos, da Cia Céu Vermelho e a importante presença do dramaturgo e diretor Ilo Krugli, que será homenageado, recebendo o troféu “Lenços e Ventos” de teatro para crianças.
A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de platéia deste segmento”.
O evento proporciona ao público de escolas municipais o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.
Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.
A última apresentação, com o espetáculo da companhia chilena convidada Teatro de Ocasion, marca também, o Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude.
Esta SÉTIMA EDIÇÃO tem o patrocínio da SANEPAR E DO ATACADÃO, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e o apoio do TEATRO GUAÍRA.


Pensar a Arte
O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Espaço para Mostrar, Refletir e Repensar o Teatro para Crianças, agora na proposta ampliada de sua SÉTIMA EDIÇÃO, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatraispalestras e mesa-redonda, proporcionando intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.
O evento marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná e traz como público alvo crianças, artistas, arte-educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial.

A mesa-redonda do VII Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades acontecerão sob a mediação do jornalista Ricardo Schöpke (Rio de Janeiro) e do crítico Dib Carneiro (São Paulo), além de contar com as presenças do ator e diretor Gabriel Guimard (São Paulo), da escritora e diretora Maria Inés Falconi (Argentina) e da diretora brasileira, residente no Chile Bebê de Soares. Estas ações acontecerão na Cia. do Abração, no dia 21 de março, segunda-feira, com entrada franca.  



HOMENAGEADO
Ilo Krugli - diretoratorartista plástico e escritor. Uma das principais figuras do teatro para crianças no Brasil é também o fundador de um dos mais importantes grupos teatrais da história artística do Brasil – A Cia Vento Forte.

Comentários