Pular para o conteúdo principal

QUINTA EDIÇÃO - 2014



    A Cia. do Abração promove entre os dias 7 a 20 de outubro o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Edição Latino Americana, patrocinado pela CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, nacionais e internacionais, direcionada ao público de todas as idades. 


    Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o mote do evento é um desejo desde a fundação da companhia. “Curitiba é palco e vitrine de grandes montagens teatrais, mas percebe-se que a cidade já não dispõe de uma atenção especial ao teatro que se faz para crianças, como o fazia em outros tempos”. Segundo Fabiana Ferreira, este evento também marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Crianças e Juventude do Paraná, fortalecendo este segmento artístico de fundamental importância para a sociedade.

    A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães, acrescenta que é preciso pensar no ser criança como um estado de sensibilidade, não como segmento de mercado, mas divulgar o “estado criança” para todas as idades. “O Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças pretende contribuir à formação do “homem novo”, imbuído de mais amor e respeito à sociedade. Acreditamos na mudança do ser humano através do afeto”, comentou a diretora.

    O diferencial desta 5ª edição está na sua abrangência. Este ano, o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades reunirá grupos de pesquisa da cidade e também traz importantes grupos de outros estados, Rio grande do Sul, Rio de Janeiro e dois grupos, de experiência internacional, da Argentina. Desta forma, o evento possibilita a discussão e reflexão acerca da arte-educação e da produção cultural de qualidade dirigida à infância, que é encarada como um trabalho sério de pesquisa com fins de formação e socialização dos indivíduos.

O V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades conta com a participação dos grupos: Companhia do Abração - Curitiba; Companhia Pé no Palco - Curitiba; Cia. Regina Vogue – Curitiba,  Cia. TupiPererê – Curitiba, Cia. Lumbra de Teatro - RS;  Cia. Pop de Teatro Clássico – Rio de Janeiro; Cia. El Chon Chon –  Argentina e Grupo de Teatro Buenos Aires – Argentina.


    Uma novidade, será lançado o Troféu ILO KRUGLI de Teatro para Infância e Juventude, homenageando um dos mais importantes fazedores de Teatro dirigido a crianças do Brasil. O homenageado também será um dos palestrantes da programação do Festival. Além de homenagear este ilustre personagem da história do teatro para crianças no Brasil, o prêmio busca valorizar o artista engajado neste fazer teatral específico. O lançamento deste troféu será realizado na ocasião da abertura do festival, em seguida do espetáculo de abertura o FLAUTISTA DE RAMELIM, da Cia. do Abração, de Curitiba.

    O Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA abrigará entre os dias 07 a 19 de outubro de 2014, 24 apresentações de 09 espetáculos diferentes, de 08 companhias de: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Argentina.
    As outras atividades paralelas, como mesas-redondas e palestras acontecerão na sede da Cia. do Abração, em duas segundas-feiras, 13 e 20/10, complementando a programação do evento.


"Leve uma criança ao Teatro,
especialmente a Sua..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MÁGICO DE OSS

DIA 16 de outubro, terça-feira, às 9:30h e 14:30h  CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.  Sinopse  Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela enc...

Crítica do espetáculo ''O Mágico de Oss'', da Cia. do Abração

Confira a crítica do espetáculo O Mágico de Oss , da Cia. do Abração , realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual! ''A Cia do Abração, apresentou no 8o PGE um dos seus mais recentes trabalhos “O Mágico de Oss”. A Cia, sediada em Curitiba/PR, tem mostrado nestes últimos anos, como é possível se montar clássicos da literatura, ou do cinema, com inteligências cênicas. Muitas montagens ruins já foram vistas por todo o nosso país, reproduzidas fidedignamente do filme “O Mágico de Oz” – no original “The Wizard of Oz” um filme americano de 1939, produzido pela Metro Goldwyn Mayer, e baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma ...

A BELA E A FERA

DIA: 18 de outubro, Sexta-feira às  9:30h  e às 14:30 h CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.   Sinopse Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.  A história é narrada...