QUINTA EDIÇÃO - 2014



    A Cia. do Abração promove entre os dias 7 a 20 de outubro o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Edição Latino Americana, patrocinado pela CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, nacionais e internacionais, direcionada ao público de todas as idades. 


    Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o mote do evento é um desejo desde a fundação da companhia. “Curitiba é palco e vitrine de grandes montagens teatrais, mas percebe-se que a cidade já não dispõe de uma atenção especial ao teatro que se faz para crianças, como o fazia em outros tempos”. Segundo Fabiana Ferreira, este evento também marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Crianças e Juventude do Paraná, fortalecendo este segmento artístico de fundamental importância para a sociedade.

    A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães, acrescenta que é preciso pensar no ser criança como um estado de sensibilidade, não como segmento de mercado, mas divulgar o “estado criança” para todas as idades. “O Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças pretende contribuir à formação do “homem novo”, imbuído de mais amor e respeito à sociedade. Acreditamos na mudança do ser humano através do afeto”, comentou a diretora.

    O diferencial desta 5ª edição está na sua abrangência. Este ano, o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades reunirá grupos de pesquisa da cidade e também traz importantes grupos de outros estados, Rio grande do Sul, Rio de Janeiro e dois grupos, de experiência internacional, da Argentina. Desta forma, o evento possibilita a discussão e reflexão acerca da arte-educação e da produção cultural de qualidade dirigida à infância, que é encarada como um trabalho sério de pesquisa com fins de formação e socialização dos indivíduos.

O V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades conta com a participação dos grupos: Companhia do Abração - Curitiba; Companhia Pé no Palco - Curitiba; Cia. Regina Vogue – Curitiba,  Cia. TupiPererê – Curitiba, Cia. Lumbra de Teatro - RS;  Cia. Pop de Teatro Clássico – Rio de Janeiro; Cia. El Chon Chon –  Argentina e Grupo de Teatro Buenos Aires – Argentina.


    Uma novidade, será lançado o Troféu ILO KRUGLI de Teatro para Infância e Juventude, homenageando um dos mais importantes fazedores de Teatro dirigido a crianças do Brasil. O homenageado também será um dos palestrantes da programação do Festival. Além de homenagear este ilustre personagem da história do teatro para crianças no Brasil, o prêmio busca valorizar o artista engajado neste fazer teatral específico. O lançamento deste troféu será realizado na ocasião da abertura do festival, em seguida do espetáculo de abertura o FLAUTISTA DE RAMELIM, da Cia. do Abração, de Curitiba.

    O Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA abrigará entre os dias 07 a 19 de outubro de 2014, 24 apresentações de 09 espetáculos diferentes, de 08 companhias de: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Argentina.
    As outras atividades paralelas, como mesas-redondas e palestras acontecerão na sede da Cia. do Abração, em duas segundas-feiras, 13 e 20/10, complementando a programação do evento.


"Leve uma criança ao Teatro,
especialmente a Sua..."

Comentários