Crítica do espetáculo ''Sonho de uma Noite de Verão'', da Cia. do Abração

Confira a crítica do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, da Cia. do Abração, realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual!




''Sonho de uma Noite de Verão, terceiro espetáculo a se apresentar no 8o PGE, no Teatro Guairinha, é também uma realização da Cia do Abração. Recria de uma forma muito peculiar o universo do bardo inglês William Shakespeare, com a seguinte trama: quatro velhinhos, contadores de histórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a história dos encontros e desencontros de dois casais. Marcado pela homogeneidade no trabalho dos novos atores da montagem: Blas Torres, Juliana Cordeiro, Edgard Assumpção e Kamila Ferrazzi; uma característica comum no trabalho da cia, é mesclado também por um refinado trabalho de animação de objetos. Sapatos, bolsa, pote de catchup, barbantes, entre outros, transformam-se nos pares amorosos Demétrio, Helena, Lisandro, Hérmia, e nos seres da floresta Oberon, Titânia, entre outras personagens clássicas da história de Shakespeare. Temas como a juventude e a velhice são tratados com sutileza e sensibilidade. Ambientando a trama podemos ouvir preciosidades instrumentais da banda inglesa Beatles.

Todos os trabalhos da Cia são dirigidos por Letícia Guimarães e desenvolvidos em processo colaborativo, neste caso ela divide a direção com Maurício Vogue. São diversas camadas a serem desvendadas e cada um dos componentes da Cia – atores, iluminadores, cenógrafos, artistas plásticos, cineastas, figurinistas, titiriteiros – constroem toda a criação inspirados conjuntamente no teatro físico de Grotowski e no teatro épico de Brecht. Símbolos, objetos, “resignificação”, narração, metateatro, coringa de personagens, são alguns dos itens apresentados na construção da dramaturgia e na escrita cênica da Cia do Abração. Uma Cia que prima pelo crescimento contínuo dos espetáculos, se renovando e se reinventando a cada apresentação. Dando mais ênfase ao caminho percorrido pelo processo de busca do que ao seu resultado final. Evidenciando assim essa busca incessante pela ótima execução dos mínimos detalhes das partituras físicas do espetáculo. Os cenários e figurinos de Eduardo Giacomini são de extrema delicadeza na criação e execução, e a iluminação de Blas Torres e Edgard Assumpção conseguem encontrar um bom conceito, entre todos os espetáculos apresentados da Cia do Abração.

Para visualizar a notícia completa acesse: http://almanaquevirtual.com.br/sonho-de-uma-noite-de-verao/

Comentários