Crítica do espetáculo ''El mundo de Dondo'', da Cia. Julia Sigliano

Confira a crítica do espetáculo El mundo de Dondo, da Cia. Julia Sigliano, realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual!




''O grande destaque do 8º PGE foi o excelente espetáculo “El Mondo de Dondo” da Cia. Julia Sigliano, sediada na Argentina. Julia arrebatou a plateia e comoveu de uma forma impressionante todo o Teatro Guairinha, que estava cheio. Dondo é o protagonista da bela história interpretada por Sigliano, que se apresenta desde a gravidez, e do nascimento até os primeiros anos de sua vida. Compartilhamos com ele os desafios de crescer e aprender. Contando com uma rica gama de recursos artísticos, onde ela manipula títeres de mesa, de vara, máscara e desenhos ao vivo. Uma impressionante riqueza técnica e de detalhes. A criação de Sigliano nos proporciona um dos roteiros mais inventivos dos últimos tempos, no teatro de animação e de atores de carne e osso. Ela penetra em questões absolutamente sensíveis, íntimas e delicadas na gestação de um bebê, e partindo não do lugar mais comum do nascimento, mas sim do momento quando o bebê está vivendo e crescendo dentro da barriga, os primeiros passos na construção do ser. Desta maneira ela encanta e deixa todas as crianças e adultos extasiados com uma construção muito particular e criativa de toda a trajetória de Dondo, até se tornar um jovem.

O cenário é de grande mobilidade e criatividade, gira como um cubo mágico e se transforma em diferentes espaços: barriga da mãe, o quarto do bebê, sonhos. Estes movimentos ampliam as ações e dão sustentação a um refinamento na direção de Julia Sigliano e Manuel Mansilla. Tirando o lugar comum dos espetáculos que trabalham com empanadas fixas, e acrescentando ares de contemporaneidade a concepção cênica do espetáculo, e multiplicando os espaços da atuação. A interpretação de Julia Sigliano é arrebatadora, e está sustentada em um trabalho minucioso de entrega física, emocional e que ainda apresentou uma ótima comunicação na língua portuguesa. Um desafio muito bem realizado pela atriz. Além das suas múltiplas capacidades como manipuladora, diretora, autora e cenógrafa.

“O Mundo de Dondo” vai ficar para sempre impresso em minha memória, como um dos espetáculos de títeres mais impressionantes que eu assisti em todos os tempos. Pela grandeza desta miúda atriz-manipuladora-criadora diante de uma plateia extasiada, que a tornou uma gigante em delicadeza e sensibilidade. Arrebatando crianças de todas as idades, com uma história profundamente orgânica e essencial a todos nós. História esta que fala da vida, do ser e da sua formação no mundo.''

Para visualizar a notícia completa acesse: http://almanaquevirtual.com.br/el-mondo-de-dondo/

Comentários