IV PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

Espaço para mostrar, refletir e repensar o teatro para crianças

A Cia. do Abração promove entre os dias 9 a 22 de outubro o IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades, patrocinado pela VOLVO, COPEL e CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, paranaenses, gaúcha, paulista e chilena, direcionada ao público de todas as idades.
 
            As apresentações acontecerão no Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA entre os dias 9 a 21 de outubro de 2012, e contará com 24 apresentações de 10 espetáculos diferentes, de 9 companhias, entre elas: Companhia do Abração (Curitiba); Companhia Teatro Filhos da Lua (Curitiba); Cia. Karagowsk (Curitiba), Cia. Malazartes (Curitiba), Cia. Triolé (Londrina), Cia.Tipos e Caras (Maringá), Cia. Lona de Retalhos (São Paulo); Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Porto Alegre) e Cia. La Factoría (Chile).
A solenidade de abertura do evento será no dia 9 de outubro, às 19h30, no Auditório Salvador de Ferrante e contará com apresentação gratuita e aberta ao público do espetáculo Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, da Cia do Abração.
O IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças dará um presente às crianças no dia 12 de outubro, o espetáculo Esperando Gordô da Cia Lona de Retalhos terá apresentação gratuita e aberta ao público do espetáculo às 15h.
A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães acrescenta que nesta edição, O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças abriu inscrições para seleção de espetáculos de Companhias de cidades do Estado do Paraná, dentro da Mostra Estadual, enfatizando o intercâmbio cultural estadual. “Foram selecionadas duas companhias, uma de Londrina e outra de Maringá. A programação conta também com outras atividades paralelas, como mesas-redondas, que acontecerão na sede da Cia. do Abração, nos dias 15 e 22 de outubro, complementando a programação do encontro”.
Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de platéia deste segmento”.
 
O evento proporciona ao público de escolas estaduais e municipais o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 75% de ingressos gratuitos (apresentações que acontecem durante dias úteis, direcionadas às escolas, e no feriado do dia 12 de outubro) e 25% de ingressos a preços populares (apresentações que acontecem nos finais de semana), revertendo à população produtos culturais de qualidade.

Esta QUARTA EDIÇÃO tem o patrocínio da VOLVO, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, da COPEL, através do edital Conta Cultura, da CAIXA, através do edital de apoio a festivais e o apoio do TEATRO GUAIRA.

Pensar a Arte

O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Espaço para Mostrar, Refletir e Repensar o Teatro para Crianças, agora na proposta ampliada de sua QUARTA EDIÇÃO, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatrais, palestras e mesas-redondas, proporcionando intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.
O evento marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná e traz como público alvo crianças, artistas, arte-educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial.
As mesas-redondas do IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades acontecerão sob a mediação do jornalista Ricardo Shöpke, e do ator e pesquisador Lauro Góes, ambos do Rio de Janeiro. Estas ações acontecerão na Cia. do Abração, nos dias 15 e 22 de outubro, segundas-feiras, com entrada franca.  
APRESENTAÇÕES
DATA:             De 9 a 21/10/112– de terça a domingo.
HORÁRIOS: De Terça a Sexta:- APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS
Sábados às 16h e domingos: às 11h e 16h – Apresentações abertas ao público
LOCAL: Guairinha – Rua XV de Novembro, nº 971 - Centro
Curitiba - PR, 80510-030 Fone: (041) 3304-7900 / 3304-7999
ENTRADA: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)

MESA REDONDA
DATAS: 15/10, com  Lauro Góes e 22/10 com Ricardo Shöpke
HORÁRIOS: das 09h às 12h
LOCAL: Sala Raul Cruz - Cia do Abração
Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 – Jardim Social
Curitiba – PR - Fone: (041) 3362-9595
ENTRADA: FRANCA

Comentários