Pular para o conteúdo principal

QUINTA EDIÇÃO - 2014



    A Cia. do Abração promove entre os dias 7 a 20 de outubro o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Edição Latino Americana, patrocinado pela CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, nacionais e internacionais, direcionada ao público de todas as idades. 


    Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o mote do evento é um desejo desde a fundação da companhia. “Curitiba é palco e vitrine de grandes montagens teatrais, mas percebe-se que a cidade já não dispõe de uma atenção especial ao teatro que se faz para crianças, como o fazia em outros tempos”. Segundo Fabiana Ferreira, este evento também marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Crianças e Juventude do Paraná, fortalecendo este segmento artístico de fundamental importância para a sociedade.

    A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães, acrescenta que é preciso pensar no ser criança como um estado de sensibilidade, não como segmento de mercado, mas divulgar o “estado criança” para todas as idades. “O Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças pretende contribuir à formação do “homem novo”, imbuído de mais amor e respeito à sociedade. Acreditamos na mudança do ser humano através do afeto”, comentou a diretora.

    O diferencial desta 5ª edição está na sua abrangência. Este ano, o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades reunirá grupos de pesquisa da cidade e também traz importantes grupos de outros estados, Rio grande do Sul, Rio de Janeiro e dois grupos, de experiência internacional, da Argentina. Desta forma, o evento possibilita a discussão e reflexão acerca da arte-educação e da produção cultural de qualidade dirigida à infância, que é encarada como um trabalho sério de pesquisa com fins de formação e socialização dos indivíduos.

O V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades conta com a participação dos grupos: Companhia do Abração - Curitiba; Companhia Pé no Palco - Curitiba; Cia. Regina Vogue – Curitiba,  Cia. TupiPererê – Curitiba, Cia. Lumbra de Teatro - RS;  Cia. Pop de Teatro Clássico – Rio de Janeiro; Cia. El Chon Chon –  Argentina e Grupo de Teatro Buenos Aires – Argentina.


    Uma novidade, será lançado o Troféu ILO KRUGLI de Teatro para Infância e Juventude, homenageando um dos mais importantes fazedores de Teatro dirigido a crianças do Brasil. O homenageado também será um dos palestrantes da programação do Festival. Além de homenagear este ilustre personagem da história do teatro para crianças no Brasil, o prêmio busca valorizar o artista engajado neste fazer teatral específico. O lançamento deste troféu será realizado na ocasião da abertura do festival, em seguida do espetáculo de abertura o FLAUTISTA DE RAMELIM, da Cia. do Abração, de Curitiba.

    O Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA abrigará entre os dias 07 a 19 de outubro de 2014, 24 apresentações de 09 espetáculos diferentes, de 08 companhias de: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Argentina.
    As outras atividades paralelas, como mesas-redondas e palestras acontecerão na sede da Cia. do Abração, em duas segundas-feiras, 13 e 20/10, complementando a programação do evento.


"Leve uma criança ao Teatro,
especialmente a Sua..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FALA BICHO

DIA: 20 de outubro, Domingo às 11h CIA TUPI PERERÊ - CURITIBA - PR É  um grupo formado por atores e músicos brincantes. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos.O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças. Sinopse  O show Fala Bicho é uma homenag...

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA

DIA 19 de outubro, Sábado às 16h  CIA. REGINA VOGUE – CURITIBA - PR Criada pela atriz e produtora na década de 1980, a Cia Regina Vogue foi palco para a formação de alguns dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. A companhia tornou-se referência na produção de peças teatrais para crianças no Paraná. Deu vida a mais de 40 obras e proporcionou à Regina alguns dos mais importantes prêmios da sua carreira, que somam mais de 50 no total. Sinopse Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos. Duração:45min Classificação – Livre

TODOS LOS CAMINOS CONDUZEM AL MONTE

DIA: 26 de outubro, Sábado às 16h  GRUPO KUNU´U TÍTERES – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI Companhia paraguaia de bonecos formada por Tessa Rivarola e Carola Mazzotti em 2009. Nossos primeiros passos foram levar os bonecos para praças, bairros, comunidades, postos de saúde, hospitais, aliando arte e fortalecimento comunitário. Depois vieram os teatros, os festivais internacionais (Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Itália e Islândia) e as experiências de coprodução de espetáculos com colegas da Argentina e do Brasil. Com as marionetas procuramos dialogar, criar pontes entre nós e as crianças e os adultos, suscitar debates que nos parecem importantes, ironizar, provocar, agitar, emocionar e fazer pensar. Sinopse   A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias ...