Pular para o conteúdo principal

IV PGETC 2012


O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças, agora na proposta ampliada de sua QUARTA EDIÇÃO, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatrais, palestras e mesas-redondas, propiciando um intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.

O Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA abrigará entre os dias 09 a 21 de outubro de 2012, 24 apresentações de 10 espetáculos diferentes, de 09 companhias de: Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e de cidades do Estado do Paraná.

Neste ano, O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças abrirá inscrições para seleção de espetáculos de Companhias de cidades do Estado do Paraná, dentro da Mostra Estadual, enfatizando o intercâmbio cultural estadual. 

As outras atividades paralelas, como palestras e mesas-redondas acontecerão na sede da Cia. do Abração, em duas segundas-feiras, complementando a programação deste evento.
Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 75% de ingressos gratuitos e 25% de ingressos a preços populares, revertendo à população produtos culturais de qualidade. Além disto, dividir os resultados de pesquisa gratuitamente à população, através de palestras, mesa redonda, espaço de discussão via web e registro em áudio visual garante ao Pequeno Grande Encontro e seus incentivadores, sua vocação social.

Esta QUARTA EDIÇÃO tem o patrocínio da VOLVO, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e da CAIXA.


ESPETÁCULOS DESTA EDIÇÃO



DIA: 09/10/12, terça feira às 10h, às 15h  e às 20h
Cia. do Abração / PR

Sinopse - “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.ciadoabracao.com.br

DIA: 10/10/12, quarta feira às 10h e às 15h 
Cia. Tipos e Caras – Maringá/PR

Sinopse - “O menino que ganhou uma boneca” conta a história de Paulinho, um garoto que ganha de presente na sua festa de cinco anos, uma boneca. Ninguém sabe quem deu, O pacote estava misturado entre os outros presentes e ninguém assume a autoria. O garoto gosta da boneca, mas se vê numa situação constrangedora diante dos amiguinhos.
No decorrer do espetáculo, que é uma mistura de atores e fantoches, Paulinho passa a observar as situações do cotidiano e começa a levantar alguns questionamentos como: por que menino não pode brincar de boneca: E vai descobrindo que os brinquedos são um treinamento para a vida adulta e que a boneca é uma ferramenta para se exercitar a paternidade.
Classificação – Livre
Sobre a companhia:

DIA: 11/10/12, quinta feira às 10h e às 15h 
Cia Malazartes – PR

Sinopse - Inspirada em texto original de Hans Christian Andersen, a montagem “A Roupa Nova do Rei” apresenta a história de um rei extravagante que adorava usar roupas novas. Todo o dinheiro dos abusivos impostos era usado para satisfazer sua cobiça por trajes requintados.
A história mostra com inteligência e sensibilidade a farsa cotidiana da hipocrisia social, pois todos na Corte do Rei dizem enxergar o tecido que, na verdade, não existe.  É necessário uma criança com sua espontânea sinceridade para desmascarar toda a artimanha dos falsos tecelões.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.malasartes.art.br

DIAS: 12/10/12, sexta feira, às 15h e dia 13/10/12, sábado, às 16h
Cia Lona de Retalhos – SP

Sinopse - Inspiradas nos personagens de Samuel Beckett, Chocolate e Batatinha, em um local aparentemente abandonado, esperam a chegada de uma terceira personagem: o Gordô. A platéia nessa espera torna-se cúmplice de todas as brincadeiras, surpresas e confusões vivenciadas em cena.
O público torce e se envolve com as personagens, e aos poucos vai se deparando com os conflitos entre a vontade e o dever, entre o certo e o errado, entre o ideal e a realidade, entre o ser criança e o ser adulto.
Esperando Gordô, revela conflitos dos relacionamentos através de duas personagens clownescas, o que o torna um espetáculo leve e divertido.
Faixa etária: de 03 a 12 anos
Sobre a companhia:  www.cialonaderetalhos.com

DIA: 14/10/12, domingo, às 11h e às 16h
Cia. La Factoría – Santiago/Chile

Sinopse - É a história de Martin, um jovem introvertido, amante de filmes, no qual se refugia e cria um mundo imaginário, como uma maneira de escapar do cerco de seus pares. O Teatro La Factoria, através do teatro físico, que desenvolve desde 2002, encena o espetáculo contando somente com gestos.
Classificação – Livre

DIA: 16/10/12, terça feira, às 10h, às 14h e às 15:30h
Cia do Abração – PR

Sinopse - O Dorminhoco, assim era chamado na escola, porque adorava sonhar. Por meio dos seus sonhos fantásticos, ele foi aprendendo a se conhecer melhor. Entre uma professora chata e colegas que cismam em implicar com ele, O Dorminhoco fala sobre seus sonhos fantásticos, a experiência do primeiro amor e a dificuldade de se relacionar na escola, por ser diferente da maioria dos alunos.
O espetáculo é inspirado no livro homônimo, de Cleo Busato.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.ciadoabracao.com.br

DIA: 17/10/12, quarta feira às 10h, às 14h e às 15:30h
Cia Filhos da Lua – Pr
Sinopse -  “A Menina é o Lampião” narra a difícil e divertida missão por qual passam dois atores; fazer a menina Mirandolina esquecer seus medos e dormir.  Para vencer essa parada, eles contam com a ajuda preciosa de um velho lampião, que, por ter passado a vida escutando fábulas contadas sob a sua luz, tornou-se também um excelente contador e cantador de histórias.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.teatrofilhosdalua.com

DIA: 18/10/12, quinta feira às 10h, às e às 15:00h
Cia. Triolé Cultural – Londrina/PR

Sinopse - A cantora Meire Valin, a atriz Fernanda Stein e o palhaço Gerson Bernardes reuniram-se para criar um passeio musical que reúne canções da tradição oral, criando um espetáculo direcionado para crianças de até dez anos de idade. Em um cenário com imagens especialmente criadas para essa faixa etária, que são projetadas em uma esfera inflável de 2,5m de diâmentro.
A plateia é convidada para participar da cantoria, soltar voz e a imaginação. “do Cururu ao Tororó” foi criado para crianças, mas certamente os adultos irão se deliciar com as músicas, relembrando momentos da infância com as canções.
Classificação – Livre

DIA: 19/10/12, sexta feira às 10h, e às 15h
ALBERTO, O MENINO QUE QUERIA VOAR
Companhia Karagozwk PR
Sinopse – Um mecânico, amigo de Santos Dumont, conta a história deste homem ilustre . A incrível trajetória de descobertas aeronáuticas deste perseverante brasileiro que genialmente, desde menino, afirmava que “...O HOMEM PODE VOAR....”
Misturando linguagens de ator, teatro de sombras e música, leva o espectador de todas as idades, pais e filhos, para Paris em 1.900, em um palco cheio de imagens do teatro de sombras projetando as máquinas voadoras criadas por Alberto Santos Dumont.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.karagozwk.com.br

DIAS: 20/10/12, sábado às 16h e 21/10/12, domingo, às 11h e às 16h
HISTÓRIAS DA CARROCINHA
Caixa de Elefante Teatro de Bonecos – RS

Sinopse - O espetáculo, que se utiliza da técnica do boneco de luva, é uma homenagem ao mestre bonequeiro argentino Javier Villafañe e permeia o imaginário latino-americano em três histórias: O Trapaceiro Enganado, A Rua dos Fantasmas e O Vendedor de Balões.  Histórias da Carrocinha é um espetáculo premiado que já percorreu importantes festivais na Europa, América do Norte e América do Sul.
Classificação – Livre
Sobre a companhia: www.caixadoelefante.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FALA BICHO

DIA: 20 de outubro, Domingo às 11h CIA TUPI PERERÊ - CURITIBA - PR É  um grupo formado por atores e músicos brincantes. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos.O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças. Sinopse  O show Fala Bicho é uma homenag...

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA

DIA 19 de outubro, Sábado às 16h  CIA. REGINA VOGUE – CURITIBA - PR Criada pela atriz e produtora na década de 1980, a Cia Regina Vogue foi palco para a formação de alguns dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. A companhia tornou-se referência na produção de peças teatrais para crianças no Paraná. Deu vida a mais de 40 obras e proporcionou à Regina alguns dos mais importantes prêmios da sua carreira, que somam mais de 50 no total. Sinopse Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos. Duração:45min Classificação – Livre

TODOS LOS CAMINOS CONDUZEM AL MONTE

DIA: 26 de outubro, Sábado às 16h  GRUPO KUNU´U TÍTERES – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI Companhia paraguaia de bonecos formada por Tessa Rivarola e Carola Mazzotti em 2009. Nossos primeiros passos foram levar os bonecos para praças, bairros, comunidades, postos de saúde, hospitais, aliando arte e fortalecimento comunitário. Depois vieram os teatros, os festivais internacionais (Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Itália e Islândia) e as experiências de coprodução de espetáculos com colegas da Argentina e do Brasil. Com as marionetas procuramos dialogar, criar pontes entre nós e as crianças e os adultos, suscitar debates que nos parecem importantes, ironizar, provocar, agitar, emocionar e fazer pensar. Sinopse   A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias ...