Pular para o conteúdo principal

Edição especial 2013

PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES – EDIÇÃO ESPECIAL 2013
Espaço para mostrar, refletir e repensar o teatro para crianças



A Cia. do Abração promove entre os dias 9 a 13 de outubro o Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral da Cia. do Abração que, neste ano, comemora 12 anos dedicados à pesquisa do teatro para crianças.

As apresentações acontecerão na Sala Raul Cruz, na sede da Cia. do Abração e contará com 5 apresentações, de 05 espetáculos diferentes da: Companhia do Abração.

A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães acrescenta que nesta edição especial de 2013, O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças decidiu fazer uma Mostra do Repertório da Cia, com espetáculos que se tornaram referência de sua pesquisa.

Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”.

O evento também proporciona ao público de escolas o acesso a preço popular às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro ou tem pouco acesso ao mesmo, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Esta EDIÇÃO ESPECIAL 2013 é uma iniciativa privada da Cia. do Abração e conta com o apoio da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná e traz como público alvo crianças, artistas, arte-educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial.




SOBRE OS ESPETÁCULOS DESTA EDIÇÃO
             
09/10, ÀS 14:30
Sobrevoar: Mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele é apresentado como um menino que vive numa dimensão de sonhos, onde os desafios e os obstáculos são vencidos após inúmeras tentativas, quedas e muita coragem para recomeçar e persistir para a realização de seu sonho de voar. Compartilhar todo o universo inventivo de suas tentativas e realizações aeronáuticas, enxergando Dumont como uma criança universal e atemporal, faz de suas quedas alavancas para alçar vôos mais altos.

10/10, ÀS 14:30
Estórias Brincantes de Muitas Mainhas: Nossos contadores de estórias, divertidos e ingênuos velhinhos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também têm mães.

11/10, ÀS 14:30
Clarice Matou os Peixes: No palco, os personagens Clarão, Clarito e Esclarecida, três divertidos “clowns”, relacionam entre si quem seria o culpado pela morte de dois inocentes peixinhos. Na trajetória da     trama, para defenderem-se da acusação, recontam a ligação afetiva que cada personagem teve com os seus animais de estimação. A peça Clarice Matou os Peixes levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com o sentimento da perda e com a morte.

12/10, ÀS 16:00
Sonho de Uma Noite de Verão: Quatro velhinhos, contadores de estórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a estória dos encontros e desencontros de dois casais. Desta forma, brincando de faz-de-conta com simples objetos do cotidiano, captando o mundo da criança que naturalmente os utiliza para criar o seu próprio imaginário, nossos contadores pretendem reavivar nos adultos a maneira de ver o mundo com os olhos da criança.

13/10, ÀS 16:00 
O Trenzinho do Caipira: Sete personagens, de diferentes regiões do Brasil, recebem uma misteriosa carta de Villa Lobos, convidando-os para uma viagem de trem. Encontram-se, por obra do destino ou da carta que receberam, na estação de trem e constatam que acabam de perdê-lo. Este fato provoca uma instabilidade e um questionamento em cada um sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem. O sentido da própria vida. Percebem suas necessidades e desejos comuns e decidem construir o seu próprio trem.

MATÉRIA NO JORNAL GAZETA DO POVO, DIA 08/10/2013 - CADERNO G - POR HELENA CARNIERI




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FALA BICHO

DIA: 20 de outubro, Domingo às 11h CIA TUPI PERERÊ - CURITIBA - PR É  um grupo formado por atores e músicos brincantes. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos.O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças. Sinopse  O show Fala Bicho é uma homenag...

TODOS LOS CAMINOS CONDUZEM AL MONTE

DIA: 26 de outubro, Sábado às 16h  GRUPO KUNU´U TÍTERES – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI Companhia paraguaia de bonecos formada por Tessa Rivarola e Carola Mazzotti em 2009. Nossos primeiros passos foram levar os bonecos para praças, bairros, comunidades, postos de saúde, hospitais, aliando arte e fortalecimento comunitário. Depois vieram os teatros, os festivais internacionais (Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Itália e Islândia) e as experiências de coprodução de espetáculos com colegas da Argentina e do Brasil. Com as marionetas procuramos dialogar, criar pontes entre nós e as crianças e os adultos, suscitar debates que nos parecem importantes, ironizar, provocar, agitar, emocionar e fazer pensar. Sinopse   A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias ...

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA

DIA 19 de outubro, Sábado às 16h  CIA. REGINA VOGUE – CURITIBA - PR Criada pela atriz e produtora na década de 1980, a Cia Regina Vogue foi palco para a formação de alguns dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. A companhia tornou-se referência na produção de peças teatrais para crianças no Paraná. Deu vida a mais de 40 obras e proporcionou à Regina alguns dos mais importantes prêmios da sua carreira, que somam mais de 50 no total. Sinopse Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos. Duração:45min Classificação – Livre