Pular para o conteúdo principal

Pequena Grande Reflexão

Ontem fechamos com uma apresentação do Trenzinho a nossa Edição Especial do Pequeno Grande Encontro. Acima de tudo posso fizer que vimos a superação de todo o grupo durante essa semana.

Quando nos vimos sem nenhum aparato de incentivo fiscal (Lei, patrocínio, etc...) para nos apoiar tínhamos dado já como certo que não faríamos o Pequeno Grande Encontro este ano. Graças a vontade do Simão de não deixarmos um ano passar em branco (por N motivos) nos empenhamos para fazer uma Edição Especial, só com os espetáculos de repertório da Cia. do Abração, na cara e na coragem. Era muito trabalho? Era e foi! Era um motivo para desistirmos? Nunca!

Nessa edição ficou mais forte o real significado do Pequeno Grande Encontro, apesar de não termos amigos e parceiros "de fora" participando desta edição, nos encontramos. Vimos a foça, a agilidade, a vontade de levar a nossa filosofia e nossa arte para as crianças (grande sou pequenas, de todas as idades). O grupo ficou mais unido, nos ajudamos em todos os momentos. A energia dos espetáculos contagiavam a todos, e para nós "curicas" foi a primeira experiência independente MESMO, onde estávamos apenas com a cara e a coragem, trabalhando por um valor que não é material.

Já vinhamos de 3 sessões do Sobrevoar no Festival Brinque de Teatro Infantil e quando realizamos a nossa na Quarta-Feira estávamos cansados fisicamente, mas existia algo no ar que não nos deixou cair, algo muito forte e muito concreto, mas eu ainda não sabia dizer exatamente o quê. Na Quinta tivemos duas sessões do Estórias Brincantes de Muitas Mainhas e pela primeira vez, desde que eu entrei no elenco, posso dizer que a minha ficha caiu, para muitas coisas, mas principalmente para me encontrar com o espetáculo, entendi mais de onde vinha tudo aquilo que passamos tanto tempo ensaiando e apresentando, e aquela mesma energia de Quarta-Feira ainda pairava no ar. Na sexta Clarice Matou os Peixes veio com uma sessão onde pôde se perceber o crescimento do espetáculo, dos personagens, da dramaturgia, da mensagem que o espetáculo quer passar, e mais uma vez energia, que só se intensificava com o passar do dia, das horas, dos minutos e segundos. Sábado foi a vez do Sonho de Uma Noite de Verão, a primeirinha, que lotou a Sala Raul Cruz e nos trouxe convidados vindos de longe que deixaram e ainda deixam uma saudades muito grande no peito. E ontem, por fim, O Trenzinho Do Caipira, trouxe a música de Villa-Lobos para finalizar o nosso Festival e o nosso pequeno grande ENORME encontro. Mas o que fica de mais forte é: Aquela energia ainda está aqui, ainda paira sobre nós, ainda nos contamina, ainda está a flor da pele, do cosmos ou de onde vocês acreditarem que ela vem.

O que era essa energia? Eu não sei. Acho que poderia arriscar um palpite e dizer que é a união, acima de tudo. Mas não sei dizer se é isso mesmo. Pode ser tanta coisa, em níveis espirituais, ritualísticos ou sazonais mesmo para aqueles que são céticos. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Essa foi a primeira vez em que realmente me encontrei no nosso PEQUENO grande ENCONTRO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MÁGICO DE OSS

DIA 16 de outubro, terça-feira, às 9:30h e 14:30h  CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.  Sinopse  Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela enc...

Crítica do espetáculo ''O Mágico de Oss'', da Cia. do Abração

Confira a crítica do espetáculo O Mágico de Oss , da Cia. do Abração , realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual! ''A Cia do Abração, apresentou no 8o PGE um dos seus mais recentes trabalhos “O Mágico de Oss”. A Cia, sediada em Curitiba/PR, tem mostrado nestes últimos anos, como é possível se montar clássicos da literatura, ou do cinema, com inteligências cênicas. Muitas montagens ruins já foram vistas por todo o nosso país, reproduzidas fidedignamente do filme “O Mágico de Oz” – no original “The Wizard of Oz” um filme americano de 1939, produzido pela Metro Goldwyn Mayer, e baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma ...

A BELA E A FERA

DIA: 18 de outubro, Sexta-feira às  9:30h  e às 14:30 h CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.   Sinopse Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.  A história é narrada...