Pular para o conteúdo principal

IV PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

Espaço para mostrar, refletir e repensar o teatro para crianças

A Cia. do Abração promove entre os dias 9 a 22 de outubro o IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades, patrocinado pela VOLVO, COPEL e CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, paranaenses, gaúcha, paulista e chilena, direcionada ao público de todas as idades.
 
            As apresentações acontecerão no Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA entre os dias 9 a 21 de outubro de 2012, e contará com 24 apresentações de 10 espetáculos diferentes, de 9 companhias, entre elas: Companhia do Abração (Curitiba); Companhia Teatro Filhos da Lua (Curitiba); Cia. Karagowsk (Curitiba), Cia. Malazartes (Curitiba), Cia. Triolé (Londrina), Cia.Tipos e Caras (Maringá), Cia. Lona de Retalhos (São Paulo); Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Porto Alegre) e Cia. La Factoría (Chile).
A solenidade de abertura do evento será no dia 9 de outubro, às 19h30, no Auditório Salvador de Ferrante e contará com apresentação gratuita e aberta ao público do espetáculo Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, da Cia do Abração.
O IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças dará um presente às crianças no dia 12 de outubro, o espetáculo Esperando Gordô da Cia Lona de Retalhos terá apresentação gratuita e aberta ao público do espetáculo às 15h.
A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães acrescenta que nesta edição, O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças abriu inscrições para seleção de espetáculos de Companhias de cidades do Estado do Paraná, dentro da Mostra Estadual, enfatizando o intercâmbio cultural estadual. “Foram selecionadas duas companhias, uma de Londrina e outra de Maringá. A programação conta também com outras atividades paralelas, como mesas-redondas, que acontecerão na sede da Cia. do Abração, nos dias 15 e 22 de outubro, complementando a programação do encontro”.
Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de platéia deste segmento”.
 
O evento proporciona ao público de escolas estaduais e municipais o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 75% de ingressos gratuitos (apresentações que acontecem durante dias úteis, direcionadas às escolas, e no feriado do dia 12 de outubro) e 25% de ingressos a preços populares (apresentações que acontecem nos finais de semana), revertendo à população produtos culturais de qualidade.

Esta QUARTA EDIÇÃO tem o patrocínio da VOLVO, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, da COPEL, através do edital Conta Cultura, da CAIXA, através do edital de apoio a festivais e o apoio do TEATRO GUAIRA.

Pensar a Arte

O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Espaço para Mostrar, Refletir e Repensar o Teatro para Crianças, agora na proposta ampliada de sua QUARTA EDIÇÃO, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatrais, palestras e mesas-redondas, proporcionando intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.
O evento marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná e traz como público alvo crianças, artistas, arte-educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial.
As mesas-redondas do IV Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades acontecerão sob a mediação do jornalista Ricardo Shöpke, e do ator e pesquisador Lauro Góes, ambos do Rio de Janeiro. Estas ações acontecerão na Cia. do Abração, nos dias 15 e 22 de outubro, segundas-feiras, com entrada franca.  
APRESENTAÇÕES
DATA:             De 9 a 21/10/112– de terça a domingo.
HORÁRIOS: De Terça a Sexta:- APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS
Sábados às 16h e domingos: às 11h e 16h – Apresentações abertas ao público
LOCAL: Guairinha – Rua XV de Novembro, nº 971 - Centro
Curitiba - PR, 80510-030 Fone: (041) 3304-7900 / 3304-7999
ENTRADA: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)

MESA REDONDA
DATAS: 15/10, com  Lauro Góes e 22/10 com Ricardo Shöpke
HORÁRIOS: das 09h às 12h
LOCAL: Sala Raul Cruz - Cia do Abração
Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 – Jardim Social
Curitiba – PR - Fone: (041) 3362-9595
ENTRADA: FRANCA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MÁGICO DE OSS

DIA 16 de outubro, terça-feira, às 9:30h e 14:30h  CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.  Sinopse  Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela enc...

Crítica do espetáculo ''O Mágico de Oss'', da Cia. do Abração

Confira a crítica do espetáculo O Mágico de Oss , da Cia. do Abração , realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual! ''A Cia do Abração, apresentou no 8o PGE um dos seus mais recentes trabalhos “O Mágico de Oss”. A Cia, sediada em Curitiba/PR, tem mostrado nestes últimos anos, como é possível se montar clássicos da literatura, ou do cinema, com inteligências cênicas. Muitas montagens ruins já foram vistas por todo o nosso país, reproduzidas fidedignamente do filme “O Mágico de Oz” – no original “The Wizard of Oz” um filme americano de 1939, produzido pela Metro Goldwyn Mayer, e baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma ...

A BELA E A FERA

DIA: 18 de outubro, Sexta-feira às  9:30h  e às 14:30 h CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.   Sinopse Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.  A história é narrada...