Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DE NOVAS DRAMATURGIAS


No dia 21 de agosto, conforme previsto no projeto que sustenta esta insvestigação, tivemos a leitura de três textos de teatro dirigidos à infância.

Estes textos foram selecionados após uma convocatória que propõem aqueles que se dedicam à arte da escrita participar de nosso banco de textos virtual, para que os mesmos possam ter visibilidade e chegarem ao conhecimento de quem investiga a arte teatral para este segmento.



Os textos selecionados foram:

O VÔO DA BORBOLETA, de Caroline Casagrande
AS ESTRANHAS AVENTURAS DE RUDE PAÇOCA - de Loli Láctea e O HOMEM DO BANCO BRANCO E A AMOR-EIRA - de Leo Moita

Os dois primeiros textos foram lidos por atores da Cia. do Abração.

A última leitura teve a participação da Cia. Filhos da Lua, sob a competente e criativa batuta de seu diretor Renato Perré.

Na ocasião, além dos pesquisadores da Cia. do Abração, de Renato Perré e Cia. Filhos da Lua, também estiveram presentes Fátima Ortiz e Cia. Pé no Palco, Luciano Bookman, professor da Faculdade de Artes do Paraná, a compositora Rosi Greca, estudantes de licenciatura em teatro da FAP, os autores dos textos e muitos outros interessados.
Após as leituras, Fátima Ortiz, Perré e Letícia Guimarães propuseram uma reflexão acerca das novas dramaturgias dirigidas às crianças e sobre os textos escolhidos.


Foi um encontro singular em que todos os participantes saíram nutridos sobre a arte/ofício de criar e contar histórias para crianças.











Comentários

Simão Cunha disse…
Ai ai, que delícia esse encontro!! Foi uma noite maravilhosa, eu realmente participo da raça artística! Fiquei muito emocionado durante as leituras dramáticas, principalmente por saber que já faço parte dessa história do teatro para crianças de Curitiba, estava ao lado de Grandes Mestres: Fátima Ortiz, Renato Perré, Letícia Guimarães, Rosy Greca... e começo do lado de jovens e talentosos irmãos: Leo Moita, Val Salles, Moira Albuquerque... Bom saber a que participo dessa raça!
Acredito que o intercâmbio entre artista é fundamental para o desenvolvimento da arte, Cia do Abração, Pé no Palco e Filhos da Lua, fazem sua p-arte juntos em nome de um único ser, "O Teatro para Crianças".
Entre os textos lidos temos "O Homem do Banco Branco e a amor-eira" que me encantou muito, além de ser um texto que teve um pontapé inicial na nossa Oficina de Dramaturgia, filho do querido Leo Moita, também foi uma surpresa a Leitura pelos Filhos da Lua, Candier, Carol e Luiz Reikdal (Irmão sempre), dirigidos por Perré. Emocionante! Porém me vejo com a missão de colocar meu ponto de vista: em alguns momentos a poesia extrapola as ações dramáticas (não que seja feio, mas precisa-se do cuidado), a história também se perde, fica um pouco confusa... não sei que foi a minha visão de espectador (emocionado e displicente), ou se realmente falta na dramaturgia... enfim, só sei que foi emocionante e empolgante... Bora escrever pessoal!

Postagens mais visitadas deste blog

FALA BICHO

DIA: 20 de outubro, Domingo às 11h CIA TUPI PERERÊ - CURITIBA - PR É  um grupo formado por atores e músicos brincantes. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos.O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças. Sinopse  O show Fala Bicho é uma homenag...

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA

DIA 19 de outubro, Sábado às 16h  CIA. REGINA VOGUE – CURITIBA - PR Criada pela atriz e produtora na década de 1980, a Cia Regina Vogue foi palco para a formação de alguns dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. A companhia tornou-se referência na produção de peças teatrais para crianças no Paraná. Deu vida a mais de 40 obras e proporcionou à Regina alguns dos mais importantes prêmios da sua carreira, que somam mais de 50 no total. Sinopse Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos. Duração:45min Classificação – Livre

TODOS LOS CAMINOS CONDUZEM AL MONTE

DIA: 26 de outubro, Sábado às 16h  GRUPO KUNU´U TÍTERES – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI Companhia paraguaia de bonecos formada por Tessa Rivarola e Carola Mazzotti em 2009. Nossos primeiros passos foram levar os bonecos para praças, bairros, comunidades, postos de saúde, hospitais, aliando arte e fortalecimento comunitário. Depois vieram os teatros, os festivais internacionais (Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Itália e Islândia) e as experiências de coprodução de espetáculos com colegas da Argentina e do Brasil. Com as marionetas procuramos dialogar, criar pontes entre nós e as crianças e os adultos, suscitar debates que nos parecem importantes, ironizar, provocar, agitar, emocionar e fazer pensar. Sinopse   A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias ...