Pular para o conteúdo principal

Começo do projeto!


Quem participou de todas as ações sugeridas neste início de projeto, pode compartilhar, nesta primeira semana, de experiências importantíssimas.
A primeira ação proposta foram dois ensaios abertos do espetáculo Estórias Brincantes de Muitas Mainhas. Nesta ocasião, público e atores participaram de exercícios de aquecimentos, criando uma relação uníssona e de cumplicidade.
No primeiro ensaio, os “aquecedores” foram Dico Ferreira e Katiane Negrão, da Tato Criação Cênica.
Já no segundo dia, a proposição ficou por conta de Eliane Campelli, coordenadora do Grupo Boisinho Faceiro.
Vale ressaltar aqui a proposta do trabalho colaborativo desenvolvido pela Cia. do Abração, que acolhe e congrega a pesquisa de nossos colegas colaboradores. O convite está feito e o espaço aberto, em um abração, para quem quiser confluir e abraçar esta pesquisa!

Deixe aqui sua opinião!
.......................................................................................
COMEÇO DOS ENSAIOS (Blas Torres)
Desde o primeiro dia que me falaram do ensaio aberto, ficou latente para mim uma incógnita. Que diabo será esse tal de Ensaio aberto?E como na nossa horta a imaginação cresce fértil, desenhei vários formatos e possibilidades possíveis e oníricas. Até pensei na possibilidade de que ninguém mesmo viria e que seria apenas um ensaio entre nós mesmos, de qualquer maneira ia ser bom.
Mas ainda bem que começou! Assim, como minhas aventuras na Mega-sena, só valeu pelo exercício de sonhar, mesmo não tendo acertado a premissa básica. E não é que a coisa é boa!!! Não foi o show que imaginei poderia aparecer. Mas tinha gente e acredito que, dentro do que foi proposto, atingiu em cheio seu objetivo. O “Público” teve que fazer parte dos exercícios iniciais dando ao evento uma relação de camaradagem e quando fomos para o ensaio, propriamente dito, todos já fazíamos parte de uma comunidade de colegas.
Fiquei entusiasmado, imaginando poder fazer disto uma prática cotidiana, onde todos sejam partícipes da criação e da finalização de um espetáculo. Quantos questionamentos fundamentais seriam levantados!!!!
Ah! Quanta humanidade ampliada nos seus mais belos sonhos poderíamos traduzir em realizações.
Mas precisamos ainda o mais básico para que isto seja real. Seria necessário primeiro querer e depois, superarmos nossos egos frágeis e inseguros. Logo talvez possamos caminhar generosamente juntos.
Bom, limitações sempre fazem parte de toda empresa e nem por isso deixamos de viver neste mundo de constantes transformações: transformando-o. Advogo para que os corajosos que vieram e compartilharam desta quixotada possam manter e estender esta experiência. Por isso abro espaço para a discussão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MÁGICO DE OSS

DIA 16 de outubro, terça-feira, às 9:30h e 14:30h  CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.  Sinopse  Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela enc...

Crítica do espetáculo ''O Mágico de Oss'', da Cia. do Abração

Confira a crítica do espetáculo O Mágico de Oss , da Cia. do Abração , realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual! ''A Cia do Abração, apresentou no 8o PGE um dos seus mais recentes trabalhos “O Mágico de Oss”. A Cia, sediada em Curitiba/PR, tem mostrado nestes últimos anos, como é possível se montar clássicos da literatura, ou do cinema, com inteligências cênicas. Muitas montagens ruins já foram vistas por todo o nosso país, reproduzidas fidedignamente do filme “O Mágico de Oz” – no original “The Wizard of Oz” um filme americano de 1939, produzido pela Metro Goldwyn Mayer, e baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum. Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma ...

A BELA E A FERA

DIA: 18 de outubro, Sexta-feira às  9:30h  e às 14:30 h CIA. DO ABRAÇÃO – CURITIBA - PR A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.   Sinopse Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.  A história é narrada...