PROGRAMAÇÃO



Local: Teatro José Maria Santos
Endereço: R. Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba/PR
Apresentações gratuitas, sujeito à lotação!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Dia 09 de agosto, terça-feira, às 10:00h e 14:30h 
Andrômeda Artes em parceria com Cia. do Aração – Curitiba/PR
Teatro José Maria Santos, Curitiba/PR

A peça conta a história de Alice, uma menina inquieta, ávida por aventuras e novidades, cansada da forma como sempre são contadas as fábulas para crianças, dorme, no meio de uma enfastiante narrativa, contada por sua irmã. Em seu sono, começa a sonhar. Inicia-se uma aventura idílica e nesta, encontra com um coelho apressado, que carrega, como um tesouro, pensamentos novos, coloridos e lindos. Estes pensamentos são histórias que Alice nunca havia antes escutado ou lido. Alice, sonhando, encontrará estranhas, loucas e belas criaturas. 

Duração: 50m
Classificação indicativa: livre


O MÁGICO DE OSS
Dia 10 de agosto, quarta-feira, às 10:00h,14:00h e 15:30h
Analua Produções Artísticas em parceria com Cia. do Aração  – Curitiba/ PR

Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS.

Duração: 50m
Classificação indicativa: livre


ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHOS
Dia 11 de agosto, quinta-feira às 10:00h e às 14:30h 
HG Produções Artísticas em parceria com Cia. do Aração  – Curitiba/ PR
Teatro José Maria Santos, Curitiba/PR

Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.  De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas. “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é, também, a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E, a certeza de que ser pai é antes de tudo uma celebração da vida, do amor e do sagrado.

Duração: 50m
Classificação indicativa: livre


EL MONDO DE DONDO 
Dia 12 de agosto, sexta-feira, às 10:00h e às 14:30h 
Cia. Julia Sigliano – Buenos Aires/Argentina
Teatro José Maria Santos, Curitiba/PR

O trabalho é um passeio profundo, sensível e honesto das perguntas que as crianças fizeram sobre o que significa nascer e crescer. Dondo é o protagonista, que se apresenta desde a gravidez e do nascimento até os primeiros anos de sua vida. Compartilhamos com ele os desafios de crescer e aprender. O cenário gira como um cubo mágico e se transforma em diferentes espaços: barriga da mãe, o quarto do bebê, sonhos. Através de vários recursos artísticos, o público será surpreendido por este espetáculo de títeres de mesa, de vara, teatro, máscara e desenhos ao vivo. Uma de suas principais características é a interação do personagem com o público. Crianças e adultos se divertem.

Classificação indicativa: livre


CAÊ
Dia: 13 de agosto, sábado, às 16h 
Karma Cia. de Teatro – Itajaí/SC
Teatro José Maria Santos, Curitiba/PR

CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes..

Classificação indicativa: livre


ZUM ZUM ZUM 
Dia 14 de agosto, domingo, às 11h 
Cia Tupi Pererê – Curitiba/PR
Teatro José Maria Santos, Curitiba/PR

Sinopse Zum Zum Zum" dos Pererês é um espetáculo que reúne a música e o teatro. Celebra o tempo, a magia das histórias, o encontro com a poesia, mistérios e enigmas que fazem a terra girar em suas estações. Os músicos e atores foram provocados cenicamente ao jogo, ao chão, brincando no lugar das infâncias. Lu Paes, diretora residente para a obra, e com grande experiência e pesquisa no método de Viola Spolin, trouxe ao grupo a ideia de viver o momento presente, o acontecimento do teatro como linguagem e brincadeira. Teatro que joga, brinca com o imaginário das Crianças. É uma mistura divertida, personagens e narrativas, música, imagem, tons oníricos. Zum Zum Zum é de brincar, inventar, continuar.

Duração: 50m
Classificação indicativa: livre

Comentários