Crítica do espetáculo ''El Gran Viaje'', da Cia. Paye Ryru

Confira a crítica do espetáculo El Gran Viaje, da Cia. Paye Ryru, realizado no 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro, pelo crítico Ricardo Schopke, no Almanaque Virtual!




''Uma grande aura de luz se fez no Teatro Mini Guaira, com a apresentação da Cia paraguaia Paye-Ruru do Paraguai e o seu especial espetáculo “El Grand Viaje”, que nos cobriu de ancestralidade, e clima mítico, para falar sobre a natureza e a água no planeta. Utilizando a técnica do teatro negro, com origem em Praga, atual República Tcheca, um ator manipular e um músico, dão vida a uma dramaturgia essencialmente imagética, e que conta a história a partir de um empanada clássica – assinada por Irene Altemburger e Néstor Pereira -, e nos apresentam a um mundo oceânico, com bonecos em manipulação direta realizada com muita propriedade pelo ator Chacho López Grenno, e completando o clima de mistério temos a forte e percussiva música e sons de Nelson Arce. É uma obra de teatro de objetos/bonecos, cujo propósito é descrever o ciclo da água, que começa no mar e passa por vários estados e as suas consequências inerentes: a evaporação, formação de nuvens, condensação, chuva e gelo em picos elevados. As ações acontecem sem palavras, com efeitos sonoros e efeitos visuais.

O que nos chama a atenção no projeto é o grande empenho e o sacerdócio que a Paye Ryru emprega na sua trajetória artística. Na sua postura, no seu posicionamento sobre a natureza e a arte; e sobre os assuntos diversos da vida cotidiana. Oriundos de um país com muitas dificuldades no setor de produção e nas leis de incentivo a cultura, foi um grande privilégio, para nós e para eles, podermos apreciar a vossa obra e pensamento, em um importante intercâmbio que propicia sempre o consolidado Pequeno Grande Encontro de Teatro para a Infância e Juventude/PGE. Para nós, em Curitiba, e no Brasil, foi possível apreciar esse mundo performático, mágico e místico que se transformou o teatro e nos levou através dos sentidos da visão, da audição para uma experiência muito sensorial e altamente agradável em receber o olhar de artistas de nossa estimada América do Sul; e a sua múltipla variedade de cores, dores e saberes.''

Para visualizar a notícia completa acesse: http://almanaquevirtual.com.br/el-gran-viaje/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8º Pequeno Grande Encontro - de 25 de Abril a 01 de Maio

Mesa-redonda do 8º Pequeno Grande Encontro

Crítica do espetáculo ''O Mágico de Oss'', da Cia. do Abração